Ivana Bezerra

Competência, gestão humanizada e investimento em desenvolvimento socioambiental

“Tratar bem as pessoas, independente do seu negócio, é o segredo para o sucesso”, essa é a filosofia profissional da cearense Ivana Bezerra Rangel, diretora geral do Hotel Sonata de Iracema e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE).

Há quase 20 anos no mercado de hotelaria, Ivana segue mantendo a mesma cultura de gestão: valorizar e cuidar do meio ambiente e das pessoas que fazem o negócio. Mas antes de ser um expoente do turismo cearense, a gestora tinha outros planos profissionais.

Nascida em Juazeiro do Norte, Ivana se formou em Economia e iniciou a carreira no setor bancário, mas logo passou a gerenciar as finanças do negócio do pai, o empresário Ivan Rodrigues Bezerra, na IRB Empreendimentos Imobiliários.

Foi apenas em 2005 que a economista entrou no ramo da hotelaria, com a inauguração do Hotel Sonata, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Esse desvio na trajetória profissional de Ivana foi necessário para que ela pudesse realizar um sonho antigo do pai: ter um hotel gerido pela família Bezerra.

Para abraçar essa tarefa, a cearense passou por um longo processo para adquirir o conhecimento e a experiência necessários para se tornar relevante no setor de hotelaria. “O plano era que minha irmã Ana Amélia iria administrar o Sonata, mas ela faleceu no início da obra.

Então, como eu já estava trabalhando na construtora e acompanhava ela em tudo que dizia respeito à hotelaria, acabei herdando essa responsabilidade. E confesso que foi quando eu realmente me encontrei profissionalmente”, revela a diretora.

Ivana passou por todas as etapas da construção do Sonata, desde a escolha e compra de terrenos, ao planejamento do projeto até a edificação do prédio. “Eu fazia questão de receber e de levar todos os clientes para visitar a obra, mesmo estando gravidíssima da minha filha na época.

Mas eu precisava estar lá, conhecendo quem iria tornar aquele projeto real. Meu negócio sempre foram as pessoas”, conta. Ciente de que ainda não tinha experiência prática na gestão de um hotel, nos primeiros seis anos, o empreendimento foi administrado pela FE hotelaria, mas a aprendiz estava acompanhando de perto como funcionava cada setor do sonho que, finalmente, tinha se tornado realidade.

“A partir do momento que assumi a direção, me dediquei 100%, entrei na operação com gosto de gás e me apaixonei pelo turismo. É uma área muito dinâmica, que nos apresenta coisas e pessoas do mundo todo”, diz.

Responsabilidade socioambiental

Desde o início de sua gestão, Ivana Bezerra buscou fazer com que seu negócio fizesse uma diferença real no meio ambiente e na vida dos clientes, dos colaboradores, dos fornecedores. Como um reconhecimento desse modelo de direção, em julho de 2024, o Sonata recebeu o certificado da FIA de Lugares Incríveis para Trabalhar, com nota 92, um marco para a história do hotel.

“Quando receberam a notícia, nossos colaboradores pularam, se abraçaram e festejaram de uma forma linda essa conquista, foi como se todos se sentissem donos do hotel. Quando vi tanta alegria, chorei de emoção e tive a certeza de que tratar bem as pessoas, independente do seu negócio, é o segredo para o sucesso.

Da mesma forma que você age com o cliente, dando atenção e o tratando com carinho, você deve agir com o seu colaborador também, ele é a alma do seu negócio”, compartilha Ivana.

O Sonata ainda cumpre com o com-promisso ambiental de reciclar o lixo, e de doar os descartes reutilizáveis. “Hoje, destinamos parte do nosso resíduo sólido para as mulheres da Rede Remes.

Neste projeto, elas transformam banners de evento, por exemplo, em bolsas, em pastas ou em carteiras e vendem com um valor agregado muito maior do que se ven-dessem o resíduo sólido no peso.

Doamos também as cápsulas de café expresso e devolvemos as nossas canetas que estão fora de uso para a Faber-Castell”, pontua a gestora.

Além disso, Ivana afirmou que o hotel está no processo de adquirir um equipamento de compostagem, visando receber a certificação de hotel Lixo Zero.

Espero ser lembrada como uma pessoa que sempre se preocupou em fazer a diferença na vida das pessoas, que respeitou o próximo e não pensou apenas no negócio.

Quero mostrar que é possível ganhar dinheiro sem esquecer de cuidar do próximo e do planeta”, pontua.

Espaço para a arte 

Com o desejo de se destacar ainda mais no mercado e promover outras ações beneficentes, em 2017, ocorreu o lançamento do Espaço Cultural Ana Amélia, no Hotel Sonata de Iracema.

O curioso é que a ideia de ter um local reservado para a arte no hotel não veio de Ivana, mas de um cliente e amigo da gestora. “Eu estava buscando formas de contornar a baixa ocupação do Sonata aos finais de semana, visto que sempre foi mais voltado para o mundo corporativo.

Nesse processo, visitei diversos empresários do ramo de entretenimento em busca de trazer os artistas para se hospedarem no hotel com uma tarifa diferenciada, o que chamamos de Tarifa Cultural. A partir disso, passamos a receber artistas de todas as áreas e melhoramos a taxa de ocupação.

Um dos artistas que frequentava o Sonata era o Fagner, e foi ele quem sugeriu a ideia de preencher as paredes vazias do lobby com arte”, relembra Ivana. No início, a gestora conta que foi relutante à ideia porque obras de arte não são artigos conhecidos por serem baratos e ela não gostava da ideia de ter apenas uma ou duas obras em um espaço tão extenso.

“Foi aí que ele me convidou para ir até a Fundação Raimundo Fagner, escolher telas do acervo para ficarem expostas no hotel por tempo ilimitado. Tive que aceitar”, revela. Assim, os quadros da Fundação do cantor passaram oito meses, entre 2012 e 2013, expostos no espaço.

“A partir disso, passamos a ter muitos artistas pedindo para expor no nosso hotel e nós decidimos priorizar os talentos desconhecidos com o objetivo de divulgar os novos artistas cearenses sem custo algum.

De forma gratuita, nós oferecemos um coquetel de lançamento para imprensa, público específico e outros artistas. Alguns expositores acabam vendendo praticamente todos os seus quadros.
Nossa única condição para realizar a exposição é que o artista doe 10% do valor das vendas para alguma instituição de caridade”

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